Novembro/2014

XVII Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos COREDES

O desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul norteou mais uma vez as discussões da plenária do Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos COREDES. Na 17ª edição do referido encontro os presidentes dos Coredes, juntamente com comitivas das regiões gaúchas e simpatizantes do movimento corediano, debateram sobre diversos temas, avaliando cenários do desenvolvimento econômico, social, planejamento e gestão.

Deste debate foi produzida a Carta de Santa Cruz do Sul, documento que congrega cinco prioridades orientadoras à atuação dos COREDEs, principalmente para o ano de 2015. As prioridades definidas são:

1.       Reafirmação dos princípios dos COREDES.

2.       Estado e sua estrutura de regionalização.

3.       Planos Estratégicos de Desenvolvimento das Regiões.

4.       Fortalecer a Consulta Popular e a Democracia Participativa.

5.       Qualificação e capacitação dos COREDES e Comudes.

O Noroeste Colonial esteve presente neste evento através da participação como painelistas do presidente do COREDE, Prof. Sérgio Allebrandt, do ex-presidente, Prof. Paulo Afonso Frizzo, e do representante da Assembleia Geral, Prof. Dieter Siedenberg. Além destes, fizeram-se presentes como ouvintes os presidentes dos COMUDEs de Ajuricaba, Condor e Pejuçara, Sandra Puhl dos Santos, Marcelo Fripp e Lesiane Pereira da Costa, respectivamente. O município de Condor foi representado pelo Sr. Dirson Wedland e a Secretária Executiva do Corede Norc, Cleunice B. da Costa, também acompanhou os trabalhos.

Abaixo a Carta de Santa Cruz do Sul na sua íntegra:

Informações Adicionais