Setembro 2013

Definida programação do XVI Encontro Anual dos COREDES

O XVI Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos COREDES do RS vai ser realizado em Capão da Canoa, nos dias 23 e 24 de outubro. Clique no folder abaixo e veja a programação.

XVI Encontro Anual dos Coredes

 

Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Objetivos de Desenvovimento do Milênio- Cidades do Rio Grande do Sul sediam seminários de municipalização dos ODM

Na semana de 23 a 27 de setembro, cinco municípios do Rio Grande do Sul sediarão seminários de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os seminários são uma realização conjunta da Secretaria-Geral da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em parceria com os COREDES, universidades, associações de municípios e outras organizações que se identificam com a agenda ODM.

Por meio dos seminários, a Secretaria-Geral, o PNUD e o Movimento atuam em conjunto na agenda de municipalização dos ODM e de forma estratégica na formação, orientação e no acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos Estaduais, Regionais e Municipais. Essa ação conjunta permite conhecer, incentivar, apoiar e promover a mobilização em prol dos ODM, junto aos setores da sociedade civil, empresas e dos governos locais.

Fórum dos Coredes aprova programação do Encontro Anual

Forum 9-9-2013O XVI Encontro Anual de Avaliação e Planejamento dos Coredes será realizado em Capão da Canoa, dias 23 e 24 de outubro de 2013. A programação do Encontro foi aprovada na Assembleia Geral do Fórum realizada na Sala Sarmento Leite da Assembleia Legislativa no dia 9 de setembro. Da programação destaca-se: painel sobre a Crise do Estado brasileiro e os novos desafios para os Coredes; painel sobre os resultados dos 15 Grupos Temáticos instituídos no Encontro Anual de 2012; apresentação de  Pesquisa vinculada ao OBESRVA DR (Observatório sobre Desenvolvimento Regional) que está sendo desenvolvida pela UNISC, UNIJUÍ e UFRGS com apoio da Fapergs e do CNPq; e um painel sobre Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locias (APLs). O Encontro, direcionado em especial para os membros dos Coredes e Comudes, é também aberto a integrantes das administrações municipais e câmaras de vereadores, deputados e integrantes do governo estadual, bem como a qualquer cidadão interessado.

Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã

Foi realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, terça-feira (10), o Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã, quinta  etapa do processo de debates sobre o ciclo orçamentário 2014. No Fórum, formado por cerca de 130 delegados eleitos nas assembleias municipais realizadas em maio deste ano, delegados do PPA Participativo 2012-2015, delegados natos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e coordenações regionais da SEPLAG-RS, definiram os encaminhamentos finais do processo da Participação Popular e Cidadã. Pelo Corede Noroeste Colonial participaram o Presidente Sérgio Luís Allebrandt, os delegados Marieli Bottega de Moura (Pejuçara) e Carlos Deniz de Lima (Joia), e o Coordenador Regional da Seplag, Ângelo Schiavo.

Forum Estadual PPC 2013 - 1 Forum Estadual PPC 2013 - 5

Informações Adicionais