Agosto 2013

O peso de cada voto na PPC 2013 no Corede Noroeste Colonial

Qual a importância de cada voto depositado nas urnas durante o processo da Participaçao Popular e Cidadã com a Votação das Prioridades? É consenso que a importância primeira está na postura republicana de cidadão ativo que participa da vida pública de seu município e região, buscando contribuir na construção de uma democracia efetiva onde o interesse público é um dos princípios basilares da caminhada das sociedades.

Há 16 anos os gaúchos escolhem prioridades para o Orçamento estadual

Desde 1991, com a criação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) a sociedade gaúcha começou a participar de forma mais efetiva da destinação dos recursos orçamentários no nosso estado. Nos primeiros anos esta participação se deu por meio do debate e do encaminhamento de propostas pelos Coredes e o Fórum dos Coredes ao governo do Estado, anualmente no processo de elaboração dos orçamentos e a cada quatro anos no período de elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs).

Resultados Finais da Votação de Prioridades

O Forum Regional da PPC 2013 homologou os resultados finais da Votação de prioridades na quarta-feira, com a participação de delegados eleitos nas assembleias públicas municipais e os membros da Assembleia Geral do Corede. O presidente do Corede, professor Sérgio Luís Allebrandt apresentou os resultados e o processo de sistematização elaborado em três reuniões na semana passada e na última segunda-feira. Os membros do Fórum deliberaram homologando os resultados. Ficou estabelcida ainda a necessidade de avaliações sobre o processo da PPC deste ano a serem realizadas pelas comissões municipais e pelos Comudes, e uma avaliação final a ser realizada pela Coordenação Regional e pelo Forum Regional a ser marcado proximanente.

Eleitores da PPC-2013 no Noroeste Colonial são favoráveis à Constituinte Exclusiva para realizar a Reforma Política no Brasil

Campo 3 cdulaEste ano a Votação de Prioridades da PPC 2013 agregou o Campo 3 na cédula de votação, para realizar uma consulta aos cidadãos sobre a reforma Política do Brasil, em debate nos espaços públicos, na mídia, no âmbito do governo e nos parlamentos. A seguir apresentamos os resultados obtidos na votação do campo 3, a partir da percepção dos votantes neste campo no âmbito do Corede Noroeste Colonial.Veja o que pensam os eleitores a respeito da Reforma Política.

PPC-2013: Votos por áreas

O resultado da Votação de Prioridades, no Campo 1, apontou a Saúde como a área que recebeu mais votos (25.466), seguida da área de Desenvolvimento Rural com 20.389 votos, Educação com 18.207, Segurança com 8.575 votos. A área de Políticas para Mulheres recebeu 6.441 votos. Em algumas áreas havia apenas uma demanda, enquanto outras possuiam até cinco demandas. Os valores foram distribuídos entre as áreas e posteriormente, internamente na área, proporcionalmente ao número de votos de cada demanda. Os votos em cada município, por demanda, foram percentualizados em relação aos votantes de cada município. O município que não atingiu o mínimo de 5% dos votos em determinada demanda deixa de ser beneficiado com os valores destinados a esta demanda. Estão sendo procedidos os ajustes necessários em função de aspectos técnicos e valores padrão unitários do orçamento estadual, o que poderá gerar alguma mudança nesses valores, em especial na sua distribuição por demandas e por município. Clique nas tabelas para verificar os votos e valores provisórios das áreas.

votos por área    

Informações Adicionais