Julho 2013

Assembleia do Fórum da MesoMercosul

Realiza-se nesta quarta-feira, dis 24/07 a Assembleia do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O encontro se realiza no campus da UPF, em Passo Fundo, para eleição e posse da nova diretoria executiva do Fórum e para deliberações sobre a plano de trabalho da MesoMercosul para os próximos três anos. Assume a presidência neste ano o integrante do Rio Grande do Sul, que passa a ser ocupado pela Professora Monira, da UPF. O professor Sérgio Luís Allebrandt deixa a coordenação do Fórum após três anos, passando a integrar, como ex-presidente, o conselho Deliberativo do Fórum.

Expediente da Secretaria Executiva do Noroeste Colonial

A partir de 21 de julho o Corede Noroeste colonial conta com os serviços de secretaria da colaboradora Cleunice Brandenburg da Costa. O secretário Jean Pierre Chassot deixa o cargo para enfrentar novos desafios profissionais no longínquo Maranhão. Ao Jean os membros do Corede Noroeste Colonial desejam muito sucesso e agradecem aos bons serviços prestados ao Corede nos últimos 18 meses.

A partir de agora o expediente do Corede Norc será o seguinte:

expediente do corede

Fórum dos COREDES realiza assembleia ordinária em Porto Alegre

Presidente do Corede participa de Assembleia do Fórum dos Coredes na Assembleia Legislativa - 18 de julho de 2013Dia 18 de julho o presidente do Corede-Norc participou de mais uma assembleia do Fórum dos Coredes do Rio Grande do Sul. A reunião aconteceu no Espaço Democrático da Assembleia Legislativa. Diversos assuntos estiveram em pauta. Entre eles, houve deliberação sobre a proposta da Coordenação Estadual da PPC 2013, de acrescentar um Campo 3 à Cédula de votação, com o objetivo de realizar uma consulta à população sobre a Reforma Política (veja notícia específica). O presidente do Fórum, Hugo Chimenes, também fez um relato sobre a sua viagem a Bahrein, para receber o prêmio da ONU concedido ao Estado do Rio Grande do Sul em reconhecimento ao Sistema de Participação Popular e Cidadã.

Coordenação Estadual do Processo de Participação Popular e Cidadã e o Fórum dos COREDES aprovam consulta sobre Reforma Política

Em reunião da Comissão Paritária que coordena a PPC 2013, realizada antes da Assembleia do Fórum dos Coredes, foi definida  uma proposta de consulta sobre a reforma política, a ser realizada juntamente com a votação de prioridades da PPC 2013. A proposta de incluir o CAMPO 3 na Cédula de Votação foi aprovada posteriormente pelos presidentes dos Coredes reunidos em assembleia. O professor Allebrandt, que integra a Comissão de Coordenação Estadual da PPC considera que esta consulta qualifica o processo de participação da sociedade nos temas relevantes para o país e afirma que "Certamente o Rio Grande do Sul está mais uma vez em situação de vanguarda no Brasil, ao viabilizar que a população se manifeste voluntariamente sobre tema de tamanha relevância". O Campo 3 constará de 4 questões (clique no quadro para ampliar):

 Campo 3 da Cédula de Votação

Fórum Regional define Cédula de Votação para a PPC 2013/2014

Fórum define Cédula de Votação da PPC 2013/2014Na tarde do dia 10 de julho foi realizado o Fórum Regional do Corede Noroeste Colonial, com o objetivo de definir as demandas para compor a Cédula de Votação para o Orçamento de 2014. O Fórum contou com a participação de 106 representantes, entre membros da Assembleia Geral do Corede-Norc e os delegados eleitos nas 11 assembleias públicas municipais durante o mês de maio.

Clique nas imagens para ampliar os campos da cédula.

Campo 1 da cédula

campo 2 da cédula

Campo 3 da cédula

Veja como ficou a cédula completa baixando o arquivo.

Arquivos:
Name Data Tamanho Downloads    
Cédula de Votação Data 14-07-2013 Tamanho 85.1 KB Download 842

 

 

Informações Adicionais