març/16

ABERTURA OFICIAL DA CONSULTA POPULAR - 2016-2017 NO COREDE NOROESTE COLONIAL

O Corede Noroeste Colonial abriu oficialmente o processo da Consulta Popular 2016/2017 em Audiência Pública no dia 19 de maio de 2016. Na oportunidade foi apresentada pelo representante do Governo do Estado, Sr. Teonas Baumhardt a situação financeira do Estado e as projeções para 2016. Já o Presidente do Corede Norc expos sobre as ações do Corede com vistas ao desenvolvimento da região e sobre o plano estratégico que está sendo revisado. 

Neste ano o governo do estado disponibilizou R$ 50 milhões para a Consulta Popular, dos quais R$ 1.264.227,12 foram destinados à região Noroeste Colonial, que por decisão dos presentes na Audiência Pública serão distribuídos nas áreas Saúde, Agricultura, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico.

A próxima etapa do processo da Consulta Popular será a realização de assembleias municipais em todos os municipios da região noroeste colonial para a definição dos programas prioritários que serão analisados em fórum especifico para a constituição da cédula de votação.

A votação das prioridades dar-se-á nos dias 05, 06 e 07 de julho de 2016 através de sistema on-line e off-line.

Ainda, na Audiência Pública elegeu-se a Comissão Regional que coordenará o processo da Consulta Popular na região, que ficou constituída pelos seguintes membros:
  • Representando o Governo Estadual:
    1. José Augusto Fiorin - 36ª Coordenadoria de Educação;
    2. Vanderlei Wissmann - 17ª Coordenadoria de Saúde;
    3. Jiancarlo Hunhoff - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
  • Representando o Corede Noroeste Colonial:
    1. Nelson Thesing - Presidente;
    2. Fioravante Batista Ballin - 1º Vice-Presidente;
    3. Cleunice B. da Costa - Secretária Executiva.
  • Representando a Sociedade Regional:
    1. Roney Mayer - Conselho Regional de Trãnsito;
    2. Valério Neumann - IBGE;
    3. Mateus Sandri - Hospital de Caridade de Ijui.

 


19 DE MAIO ABERTURA DA CONSULTA POPULAR NA REGIÃO NOROESTE COLONIAL

  

C O N V O C A Ç Ã O

 

O Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial – COREDE-NORC, no uso de suas atribuições legais, convoca os membros da Assembleia Geral e convida a Sociedade Regional, para a Audiência Pública que será realizada no dia 19 de maio de 2016, com início às 15 horas, tendo como local o Salão Azul da Biblioteca Mário Osorio Marques, localizada no Campus da Unijui, em Ijui, com a seguinte ordem do dia:

1. Mesa de abertura;

2. Exposição do Governo;

3. Exposição do COREDE;

4. Abertura oficial da Consulta Popular 2016-2017 e seus encaminhamentos.

Desde já contamos com a presença de todos e agradecemos o esforço em participar deste ato e enviamos-lhes as mais cordiais saudações.

Ijui, RS, 09 de maio de 2016.

                                                                                              

NELSON THESING

Presidente – Gestão 2016-2018

COREDE - NORC

CODEMI REALIZA REUNIÃO ABERTA À COMUNIDADE

Reunio CodemiNa manhã do dia 07 de abril de 2016, o CODEMI - Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Ijuí reuniu-se na Sede da SEPLAN - Secretaria Municipal de Planejamento, para uma Reunião Ordinária Ampliada, isto é, com a participação da comunidade ijuiense.

Além da participação do senhor prefeito municipal e da primeira dama, o encontro também contou com a participação do Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico Everaldo dos Santos da Silva e do Vereador Aldair Cossetin.

Durante o encontro foram debatidas várias hipóteses para responder a pergunta "O que sonhamos para o nosso município para os próximos dois anos?". A pergunta, proposta pela Coordenadora do CODEMI, pastora Ana Isa dos Reis, instigou uma explosão de ideias e sugestões dentre os participantes do encontro. Destacam-se os seguintes tópicos:

  •  Base centralizada de Informações (Sistematização de Cadastros de Conselhos Comunitários, Entidades Locais, Diretorias, Projetos em Andamento e Demandas);
  •  Combate à chamada "Fuga de Capital", através de iniciativas de fomento à Aquisição de Bens e Serviços no Comércio Local, com ênfase à Feiras e Eventos;
  •  Campanha de Conscientização junto às Entidades Sociais para que também busquem adquirir produtos e serviços que necessitam junto às empresas ijuienses;
  •  Assessoramento às Empresas Ijuienses, para que possam Participar dos Editais de Licitações e assim Vender seus Produtos e Serviços aos Órgãos Públicos de Ijuí e da Região;
  •  Turismo de Eventos, aproveitando o fato de que Ijuí é a "Terra das Etnias";
  •  UAB - Universidade Aberta do Brasil - Graduação e Pós-Graduação Gratuita com a Qualidade das Universidades Federais;

Durante o encontro também ficou acertado com o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico que, em maio do corrente ano, os conselheiros irão realizar uma visita aos distritos industriais de Ijuí. Everaldo aproveitou a oportunidade para divulgar a FENI, convidando todos os presentes para prestigiar o evento e explicando um pouco melhor sobre a programação desta grande feira, momento em que também apresentou alguns dados sobre o Resultado Financeiro sobre da FENI em anos anteriores.

Seminário Caminhos da Exportação

Caminhos da exportao

Evento "Apresentando caminhos para Ijui"

Evento Codemi

Informações Adicionais