Maio/2015

Assembleia do Fórum dos Coredes

Assembleia Fórum dos Coredes 14/05/2015O presidente do Corede Noroeste Colonial, Prof. Sérgio Luis Allebrandt participou nesta quinta-feira de mais uma assembleia do Fórum dos Coredes realizada na Assembleia Legislativa do Estado.

A assembleia contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-RS), Iberê Mesquita Orsi, que apresentou aos representantes dos Coredes as ações da sua Secretaria. O secretário adjunto afirmou que os projetos previstos na Consulta Popular para 2015 serão executados ao longo do ano. Os coredianos reafirmaram a importância da ação de extensão rural desenvolvida pela Emater para o desenvolvimento da agricultura familiar nas diferentes regiões gaúchas.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento Regional (SEPLAN), dentre os quais o Diretor do Departamento de Planejamento Governamental (DEPLAN), Sr. Antônio Paulo Cargnin que abordou o andamento do processo de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 no âmbito das secretarias setoriais e órgãos do Estado. Afirmou que os objetivos regionais definidos pelos 28 Coredes nas nove regiões funcionais do estado estão sendo consideradas para incorporação ao PPA. Confirmou ainda que antes do encaminhamento do PPA à Assembleia Legislativa o documento será discutido com o Fórum dos Coredes.

Outro tema em discussão foi a respeito das dificuldades encontradas pelos Coredes no processo de prestação de contas dos convênios de Manutenção e da Consulta Popular. Para esta discussão participaram o diretor da CAGE, Sr. , o coordenador da seccional da CAGE, Sr. Antonio dos Santos Severino da Costa. Após o debate entre os representantes dos Coredes, da CAGE e da Seplan, foi definido, no âmbito do Fórum dos Coredes a constituição de um grupo de trabalho para propor uma minuta de Instrução Normativa para orientar o processo de execução e análise dos convênios firmados entre Coredes e Governo.

Os técnicos da SEPLAN, Paulo Augusto Coelho de Souza e Romulo Messias Kipper, representando o Diretor da Seplan, Sr. José Reovaldo Oltramari, reafirmaram o compromisso do governo em realizar a Consulta Popular em 2015. Ficou acertada uma reunião da Coordenação Estadual para os próximos dias para definição final sobre o valor da Consulta Popular 2015-2016, do calendário de execução e do regimento interno do processo. A Assembleia do Fórum se estendeu das 9:00 às 13:45 horas. A partir das 14:30 horas foram realizadas reuniões de Grupos de Trabalho e Comissões Especiais.

Informações Adicionais